"E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação." (Romanos 5:11)

segunda-feira, 1 de março de 2010

O agricultor

* O semeador (Mateus 13:1-23; Marcos 4:1-20; Lucas 8:4-15)
Deus, como semeador é habilidoso e a sua semente é a melhor possível. Mas o sucesso da colheita depende da natureza do solo. O Senhor quer plantar Seu Reino nos corações duros, rasos, sufocados e verdadeiros, sem distinção. Pois Ele sabe que os corações podem mudar. Ainda que sujos, podem tornar-se abertos e sinceros. Esse fato nos mostra que o Reino de Deus é interior, não vem por meio de observação. Só pode entar pelo coração, não pode vir por espadas, senão pela semente.
* O trigo e o joio (Mateus 13:24-30)
Deus, como agricultor, revela seu trato com os seres humanos. Ele nos escolhe, contudo não nos obriga; antes, espera pacientemente o resultado do Seu trabalho, mesmo que outras forças intentem destruí-lo. Ele planta o trigo às claras, durante o dia, sem mentira ou dúvida. Mas seu inimigo semeia o joio de noite, nas trevas e escondido. A semente má tem cara de semente boa, mas não é. O joio é tão parecido com o trigo que ao tentarmos arrancá-lo podemos, sem intenção, desprezar o que é bom, e Deus não despreza nada. Então, o Agricultor escolhe que convivam juntos, de tal modo que o trigo nem percebe a presença do joio. Por determinação do Agricultor, ninguém tem direito de olhar para o próximo e julgá-lo joio, pois apenas Ele conhece os finais diferentes de ambos.
* A videira verdadeira (João 15:1-8)
Ele também poda os ramos infrutíferos, e escolheu podar o tronco base da Videira, quando enviou Jesus Cristo, para que hoje pudéssemos frutificar nEle.




O Agricultor sabe que nem toda semente, apesar de boa, frutificará, mas mesmo assim, não desiste de plantá-la diariamente em nossos corações!

0 comentários: