"E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação." (Romanos 5:11)

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Muitos precisam de nossas orações...

Os Atuences do Tibet

Nas frias e belas montanhas situadas no norte da província Yunnan, na fronteira com o Tibet, vivem mais de meio milhão de Tibetanos que falam a

 língua Atuence.           

Antes da invasão comunista, o povo Atuence ocupava o Tibet, mas após a divisão geográfica, a cidade de Zhongdian, onde vive a maior parte dos Atuence, passou a ocupar o extremo norte da província Yunnan.

A cidade de Zhongdian foi oficialmente aberta a estrangeiros em Dezembro de 1992, mas poucos se aventuraram até lá. Não obstante estar situada a apenas 198 Km a noroeste de Lijiang, a duração da viagem, de

ônibus, é de 8 árduas horas. O percurso pelas montanhas é desafiador: de um lado, um precipício e do outro, um violento rio. Durante a época das chuvas, muitas vezes é preciso fechar a estrada durante semanas devido às avalanches e desabamentos.

O povo Atuence se identifica como “Tibetano”. O nome “Atuence” se refere à língua falada, que os demais povos não conseguem compreender. No norte de Zhongdian está situado o Mosteiro Jietang Songlin, o maior da província Yunnan, com centenas de monges.

No entanto, no passado, Deus agiu entre os Atuence. Em 1993, alguns missionários alugaram um jeep e viajaram até a fronteira com o Tibet. Após horas de viagem, eles se depararam com uma Catedral Européia situada num verdejante vale. Três vilas tibetanas situadas na fronteira, mas do lado do Tibet, e no Município de Weixi Lisu, em Yunnan, são católicas. Um padre chinês, já de idade, que havia dedicado a maior parte da sua vida a pastorear os Tibetanos, contou como aquela área havia se convertido, quando alguns missionários católicos franceses lá estiveram, no final do Século IXX. Os missionários construiram a Catedral antes de serem forçados a deixar o Tibet.

Não sabemos ao certo se os Tibetanos católicos são “nascidos de novo”, mas existem sinais de uma forte devoção. Durante décadas, essas vilas se recusaram a celebrar os feriados e festas religiosas tibetanas, preferindo celebrar a Páscoa e o Natal. As práticas Lamaístas foram abandonadas e toda espécie de idolatria proibida. Eles adotaram alguns aspectos da cultura Tibetana nos cultos, sem violar os princípios bíblicos. Uma vez que a maior parte da população é analfabeta, eles conservam as histórias bíblicas em gravuras.

Louvamos a Deus pela vida dos primeiros missionários que levaram o Evangelho a regiões tão distantes, sem qualquer recompensa!

No entanto, a maior parte dos Atuence nunca ouviu o nome de Jesus. É desconhecida a intenção de abrir uma igreja naquela área. Continua sendo impossível para a comunidade cristã mais próxima enviar equipes que levem as boas-novas aos Atuence.

Ore :

·         Para que o Evangelho alcance todo o povo Atuence.

·         Para que as pequenas vilas brilhem a luz de Cristo..

·         Por intercessores e evangelistas para que o povo Atuence seja alcançado.

 

População: 590.000

Cristãos: 300

Religião: Lamaísmo

Língua: Sino-Tibetana

Dialetos: 0

96% Nunca ouviram o Evangelho ou o nome de Jesus

4% Foram evangelizados mas não se converteram

0 comentários: